domingo, 23 de março de 2008

O começo

Estava a estudar economia quando decidi aderir a esta moda.
Obviamente isto não aconteceu por ter uma necessidade súbita de partilhar conteúdos económicos mas por a vontade de estudar ser tão pouca que escrever qualquer coisa num blogue pareça a melhor coisa a fazer...
Poderia, em vez de escrever aqui, estar a conversar directamente com os meus amigos. Contudo a minha consciência não mer permite sair de casa em época de frequências sendo esta a forma de procrastinação mais aceitável.
Sendo uma ideia repentina apenas tenho uma ideia dos temas que vou abordar aqui não conseguindo portanto descrever resumidamente de que se trata este blogue.

Para quem não saiba a procastinação é um problema muito usual na maioria dos estudantes (e não só). Trata-se do adiamento sistemático do que nos é desagradável fazer (no meu caso estudar economia).
Em vez de fazermos o que temos de fazer deixamos isso para depois e fazemos qualquer coisa mais interessante (e menos útil).
Os resultados da procrastinação são o stress, sentimento de culpa, perda de produtividade entre outros (ah! vou-me sentir tão bem daqui a bocado!)

Agora vocês podem pensar: em vez de estares para aí a escrever disparates podias era dizer-nos como lidar com a procrastinação!
Então aqui vai:
  • fixar prazos
  • criar um sistema de recompensa (por exemplo: se estudar agora depois posso ir sair com os meus amigos)
  • estabelecer prioridades fazendo em primeiro lugar o mais importante
  • fazer já!

E com isto vou regressar ao estudo de economia...

1 comentário:

Mariana disse...

procastinação? que bela palavra :) também padeço do mesmo mal, nalguns momentos. e também quero estudar economia.